segunda-feira, 31 de outubro de 2011

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE COTEGIPE.




 
HISTÓRIA DA COMUNDADE DE COTEGIPE.
colhida por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

         No início do século XX até aproximadamente em 1960, na Companhia da CHESF secção de Cotegipe, tinha conjunto residencial para os trabalhadores, tinha Posto de Saúde, Clube Social, Carpintaria e uma Capela de São Miguel, aproximadamente cinquenta anos atrás a Capela de São Miguel desabou, foi extinta a Carpintaria, o Clube Social, o Posto de Saúde e o conjunto habitacional, e até para tirar fotos da Companhia CHESF é proibida, embora a Companhia continue existinto e funcionando.
         Até a cinquenta anos atrás as pessoas que morriam nas Comunidades de Cotegipe e de Santa Luzia, eram levadas em uma canoa, com muitas outras canoas acompanhando o enterro para serem enterradas no Dambe,

                                                         possível local do cemitério do Dambe.

 onde atualmente Pe. Alex Oliveira de Almeida construiu um cruzeiro e uma capela improvisada, para lembrar o nascedouro da vida cristão católica do povo de Simões Filhos, há quatrocentos e três ano atrás, embora o município de Simões Filho, neste ano de 2011, só tenha completado cinquenta anos de sua emancipação.
        
                                A missinária Altenizia Mirinha fazendo farinha.

                 O povo de Cotegipe planta mandioca e faz farinha nas duas casas de farinha da Comunidade. A farinha é para o consumo e para vender em Simões Filho.


                                       Mandioca de molho para fazer a carimã

Também trabalha a carimã tanto para o consumo da Comunidade quanto para vender em Simões Filho e em Salvador. Com a carimã a cozinheira faz o bolo, e muitos outros petiscos gostosos da cozinha baiana.
         Aproximadamente vinte anos atrás começaram os Protestantes a fazerem sua presença na Comunidade de Cotegipe, a primeira Igreja foi a Assembléia de Deus, depois vieram a Igreja Deus é Amor, Batista, e a Quadrangular.

OS PADRES MAIS RECENTES QUE TRABALHARAM NA COMUNIDADE CATÓLICA DE COTEGIPE, FORAM:

1)   Pe. Antônio Monteiro, no Dambe, antes de 1968, provavelmente nas décadas de 1940 até 1950.
2)   Pe. Luis Palmeira, na década de 1950.
3)   Pe. Birne entre os anos de  1960 a 1968.
4)   Pe. Emílio e o Pe. Pedro chegaram no ano de 1968.
5)   Pe. Pedro ficou nos ano de 1968 e 1969.
6)   Pe. Emílio de 1968 a 1999, quando faleceu.
7)   Pe. Kleber Santana de 200 a 2004.
8)   Pe. Alex Oliveira de Almeida de 2005 até os dias atuais.



                Pe. Emilio celebra batizado na Escola Municipal Lícia Brito, em Cotegipe, auxiliado por Anna Saraiva.
Pe. Emílio além de celebrar missas, batizados e casamentos, incentivar a catequese,
                  Equipe da Pastoral da Saúde na época do Pe. Emílio

a Pastoral da Saúde, a Pastoral juvenil, e todas as Pastorais em geral, também construía casas para os pobres, colocava telhas nas casas dos pobres que precisavam, dava cestas básicas, e fazia muitas ações caritativas.


                                                    Catequistas na época do Pe. Emílio 
Em 1992 promoveu a formação de uma turma de catequistas com mais de trinta catequistas, a maioria moças e mulheres, mas também tinha rapazes e homens.Eles fizeram o curso de catequsitas nas Sacramentinas em Salvador, entre eles estavam: Edésio, Ronaldo, D. Olga, D. Moça, Isabel, Euridice, Celeste, Iracema, Rosana, Romana.


                                      Catequizandos de 1993 em Cotegipe - D. Olga catequista..
A primeira turma de catecismo de D. Olga na Comunidade de Cotegipe foi em 1993, com quarenta e oito catequizandos, que hoje são pais e mães de famílias, alguns deles se tornaram protestante, mas graças a Deus, como diz D. Olga, nenhum deles se desviaram para praticar o mal e ser malfeitor, graças a Deus que todos continuam sendo homens e mulheres da Paz e do Bem.
Em Cotegipe, naqueles idos anos de 1968 e seguintes, Pe. Emile Felix Wagner, o queridíssimo Pe. Emílio, celebrava missa, batizado e casamento na Escola Municipal Lícia Brito, que em janeiro deste ano de 2011 passou a se chamar Escola Municipal Antônia Souza.



A atual Igreja dos Santos Anjos em Cotegipe foi construída pela prefeitura e foi inaugurada com uma solene missa no dia 09 de setembro de 2001.




Dom José Carlos Melo ministrou o sacramento do Crisma, na Matriz de São Miguel, a muitos jovens,



muitos deles da Comunidade de Cotegipe, entre estes estavam os filhos de D. Olga: Elsio e Nivaldo.

                                         Antiga Matriz de São Miguel de Cotegipe,
                                hoje Pavilhão do fogo simbólico da independência.
Foi o Pe. Emílio, em 1992, quem construiu a atual Matriz de São Miguel de Cotegipe, na Praça Noêmia Meireles, pois até então, as missas e a vida paroquial simõesfilhense acontecia na Igreja do Pavilhão do fogo simbólico, que fica na mesma referida praça.

Com o Diácono Roberto Bitencourt, Anna Saraiva já ajudava nos batismos.



            Atualmente o Diácono Antônio ajuda ao Pe. Alex.

Em preparação a festa dos Padroeiros dos Santos Anjos na Comunidade de Cotegipe, neste ano de 2011, aconteceu as Santas Missões entre os dias 25 e 30 de outubro,

com o apoio de missionários e missionárias de outras comunidades da Paróquia de São Miguel de Cotegipe, ao qual a Comunidade de Cotegipe faz parte.

Os missionários e missionárias visitaram as casas da Comunidade,



rezaram, e abençoaram as famílias, e no dia trinta de outubro de 2011, aconteceu a procissão



e a missa solene presidida pelo Pároco Pe. Alex, tendo o Diácono Antônio proclamado o Evangelho. Toda a Comunidade cotegipana estava presente à missa, depois de uma alegre procissão com a presença também com as delegações da Paróquia de Mapele, e de São João Batista.

               Vista parcial da solene missa de encerramento das Santas Missões em Cotegipe e Festa dos Padroeiros Santos Anjos, no dia 30 de outubro de 2011.
depois de uma alegre procissão com a presença também com as delegações da Paróquia de Mapele, e de São João Batista.
No final o Pe. Alex pousou para uma foto com o Grupo Jovem de Cotegipe e suas principais lideranças.

Um comentário:

  1. Parabéns Padre Alex!

    Gostei muito de saber da sua dedicação a esse povo sofrido; pois resgatar a história da Paróquia de São Miguel de Cotegipe é um rabalho que só vem enaltecer a história dessa região, que existe a mais de 400 anos.

    ResponderExcluir